Webinar

| Os desafios práticos da contratação pública em 2023 |

A Conceção-Construção aplicada aos empreendimentos de Habitação

O desafio n.º 1 está lançado…

No próximo dia 17 de fevereiro de 2023, entre as 9h30 e as 12h30, vamos enquadrar, analisar e concretizar como podem as entidades adjudicantes contratar, num único contrato, de forma coligada e conjugada, a elaboração do projeto e a construção de empreendimentos, com particular enfoque na conceção construção dedicada à construção ou reabilitação de habitação social ou alojamento estudantil.

A sessão pretende-se dinâmica, descontraída e participada, permitindo a captação das experiências concretas dos participantes e a resolução de casos apresentados.

Os destinatários

Gestores públicos, dirigentes, gestores de contratos, técnicos de contratação pública, engenheiros, arquitetos, advogados, juristas, economistas, projetistas, donos de obras, empreiteiros, empresas de fiscalização, técnicos de segurança e saúde, estudantes e curiosos.

O programa

tema 1 | podemos encarregar o empreiteiro de elaborar o projeto de execução do empreendimento?

tema 2 | existe a figura específica da conceção-construção?

tema 3 | quais são as preocupações na elaboração do programa do concurso e do caderno de encargos?

tema 4 | quais são as expectativas relativas à fiscalização prévia de tais contratos pelo Tribunal de Contas?

O método

As temáticas programáticas são muito específicas, mas de grande relevância para as operações práticas correntes das entidades adjudicantes.

Será realizado um enquadramento teórico prévio muito direcionado, explicitando «como era» e «como passa a ser» a regulamentação aplicável.

Serão partilhados com os participantes quadros comparativos, fluxogramas ilustrativos e modelos e minutas para implementação prática e operacional.

Serão desenvolvidos raciocínios e técnicas que concretizem os argumentos jurídicos, permitindo-os suportar, não infalivelmente, mas de forma plausível e sustentada.

A sessão

A sessão decorrerá em formato on line, através da plataforma eletrónica Teams, com o dinamizador e o formador da sessão presentes e em interação direta.

Os dinamizadores estarão em interação direta com os participantes, que colocarão as questões, e dúvidas que entenderem e poderão apresentar os casos práticos que pretendam ver analisados.

A sessão iniciar-se-á às 9h30, terá um breve intervalo de 15 minutos e concluir-se-á às 12h30.

Os formadores

A Raquel Carvalho é Professora Associada da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa – Escola do Porto, docente e investigadora fundamental e aplicada na área do Direito Administrativo em geral, e da Contratação Pública e Contratos Administrativos em particular, conferencista nacional e internacional e autora de publicações nestas áreas. É membro fundador da European Association of Public-Private Partnership e membro da RED – Red Iberoamericana de Contratación Pública..

O Ricardo Resende Carvalho é licenciado em Direito, jurista, organizador e gestor de processos, assumindo a função de coordenador executivo do Blog.gesdata desde a sua fundação, em 1 de junho de 2019, com experiência prática na conceção, desenvolvimento e implementação de processos de contratação pública, tanto na área da construção, como manutenção ou aquisição de serviços, desenvolve a sua atividade diária na engenharia do processo produtivo da contratação pública.

A Alcinda Brandão é licenciada em Direito, jurista, colaboradora da Casa da Arquitetura e profissional com experiência na área da contratação pública, na gestão dos contratos públicos, na organização de processos e na submissão de contratos à fiscalização prévia do Tribunal de Contas.

Follow-up

Na sessão será disponibilizado a todos os participantes um contacto telefónico de follow-up, para que possam, querendo, no dia subsequente à realização da sessão, abordar diretamente com o coordenador alguma dúvida que tenha ficado por esclarecer ou explicitar.

Inscrições

Preço | 35 € (IVA incluído à taxa em vigor)

Acesso | documentação de apoio e contacto de follow-up

Telefone | 229 510 263 (chamada para a rede fixa nacional)

Correio eletrónico | formacao@gesdata.pt

A inscrição deverá ser efetuada para o endereço formacao@gesdata.pt indicando os seguintes dados:

  • Nome do participante
  • Correio eletrónico do participante para acesso ao Webinar
  • Nome, morada e contribuinte para efeitos de faturação

Características

O webinar é organizado e promovido pelo Blog.gesdata, portal de partilha de informação e conhecimento e que toma por missão a dinamização de ações de formação no âmbito da contratação pública e da gestão dos contratos públicos.

A formação é especializada, inserindo-se no quadro da formação contínua que pode ser desenvolvida pelo empregador, no plano da formação interna, constituindo um programa destinado a promover ativamente a aquisição de conhecimento e o desenvolvimento profissional dos colaboradores, com o objetivo final de melhorar o desempenho profissional. 

Será emitido um comprovativo de presença a todos os participantes inscritos, com o registo dos objetivos, programa, conteúdos e metodologia, assim como das horas atendidas, para efeitos de contabilização da formação contínua da organização, se for o caso.

Informações úteis

O Blog.gesdata constitui uma solução ativa de estudo, dinamização e partilha do conhecimento, de acesso universal e que tem por missão, à sua escala, contribuir para a eficiência e eficácia dos processos de contratação pública e, com isso, promover a boa aplicação dos dinheiros públicos, para salvaguarda do interesse de todos nós, contribuintes.

Uma vez que o Blog.gesdata não dispõe de receitas próprias, não usufrui de qualquer contribuição ou subsídio e ainda não conseguiu recolher qualquer patrocínio que ajude a financiar os custos de estrutura e funcionamento, a sua participação neste Desafio n.º 1 constituirá uma importante contribuição para a sustentabilidade do projeto!

Contamos consigo!